O Zx Spectrum
CATÁLOGO PORTUGUÊS DE LITERATURA JUVENIL, BANDA DESENHADA E CADERNETAS DE CROMOS
CONTACTOS | INFORMAÇÃO | FÓRUM

INFORMAÇÃO COMO PESQUISAR | LITERATURA JUVENIL | BANDA DESENHADA | CADERNETAS DE CROMOS | APOIOS | FICHA TÉCNICA

ATUALIZADO EM 16-04-2017

3562
referências disponíveis na Juvenilbase.
823 em banda desenhada
1650 em literatura juvenil
893 em
cadernetas de cromos
196 em
não categorizado

1986 Capas/Imagens disponíveis

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
A base de dados ainda não é sensível às novas palavras escritas de acordo com a nova ortografia. Na sua pesquisa sempre que possível utilize os termos tal como foram publicados.
_________________________________________________________________________________________________________

Juvenilbase é uma ferramenta integrada no projeto Mistério Juvenil, é um portal de utilização gratuita e sem fins comerciais.
Tem como objetivo reunir num só espaço toda a informação bibliográfica relacionada com a literatura juvenil, banda desenhada,  cadernetas de cromos e publicações que tenha como tema a infância e juventude editadas em Portugal e em português até aos nossos dias e ex-colónias até 1974. Pretende também proporcionar aos visitantes informação acerca destas obras, incluindo, sempre que possível, imagens, vídeos, sons e outros registos.


O Juvenilbase está disponível desde 4 de Agosto de 2008, continua em fase de inserção e atualização de dados. Por este motivo poderá de momento não encontrar
o item que pesquisa. Pode-nos contactar para qualquer assunto.

Literatura Juvenil

Integram a nossa base de dados todas as obras com edição em Portugal cujo tema tenha como público alvo a população juvenil.
Romance, ação, aventura, mistério, terror, são alguns exemplos do que podemos encontrar. Não se incluem obras  que sejam destinadas a crianças menores de 3 anos.
Nesta secção estão catalogadas obras literárias de ficção, contos, poesia, enciclopédias juvenis, livros escolares, catálogos, programas, atividades, jornais, revistas, etc.

Referenciamos também jornais escolares que estejam na nossa biblioteca. Caso pretenda que o jornal da sua escola figure na Juvenilbase envie-nos um exemplar. Só é possível catalogar jornais impressos.

Banda Desenhada
Pode encontrar no Juvenilbase todas as obras com edição em Portugal desde os primórdios da BD até aos nossos dias. Aqui estão registadas as edições de revistas portuguesas que em tempos fizeram as delicias dos jovens do século XX, desde o ABCezinho, passando pelo Mosquito, Cavaleiro Andante, o Papagaio, Mundo de Aventuras, o Faísca, os heróis franco-belgas, Norte Americanos, tiras seriadas e cómicas com edição em jornais ou compilações em livros e as revistas de Walt Disney editadas em Portugal desde os inícios da década de 80 até 2006, data que terminou a sua comercialização por cá.
Estão disponíveis referências a fanzines de autores portugueses e com edição em Portugal, edições raras que por norma têm uma tiragem limitada e que só chegam a um público muito restrito, estamos a fazer um grande esforço de pesquisa para encontrar e referenciar estas publicações, se conhece, editou ou ainda edita fanzines envie-nos as referencias da publicação ou um exemplar para o nossa morada. Ainda neste tema pode pesquisar revistas da especialidade, catálogos, literatura relacionada como: biografias, dicionários, etc.


Caderneta de Cromos
Porquê incluir este tema na nossa base de dados?
Normalmente é considerada uma publicação menor, de colecionismo, hobbie ou para brincar, contudo não deixa de ser um documento de grande importância e que ainda hoje apaixona muita gente, desde crianças a adultos. As coleções de cromos marcam uma época e é graças a eles que podemos ver e recordar os heróis do nosso tempo, seja no desporto, artistas de cinema ou então as aventuras dos nossos heróis. Os exemplares mais valiosos entre os colecionadores são os cromos de futebol, principalmente nas edições que acompanhavam a venda de caramelos/rebuçados. São objectos raros que hoje documentam o início de tudo, o cinema, a rádio, a televisão e o desporto com grande destaque para o futebol, ciclismo e o hóquei em patins . Na nossa base de dados vai encontrar desde as primeiras coleções até às mais recentes. A acompanhar a informação escrita, será apresentada, sempre que possível, uma imagem da capa e outra da primeira página com os cromos colados ou das carteirinhas e de alguns exemplares dos cromos.

Na descrição fisíca ou na coleção é apresentado o número de cromos que a compõem e quando um número é apresentado em parêntesis reto (ex. [24] ), corresponde ao número de cromos extra da numeração principal.

Não categorizado
Nesta base de dados disponibilizamos obras que estejam ligadas de certa forma à infância e às suas recordações, como livros técnicos, catálogos, enciclopédias, colecionismo, biografias, entre outros.


Como pesquisar na Juvenilbase?
A sua pesquisa poderá ser feita na base geral de dados ou procurar diretamente num dos 4 temas (literatura Juvenil, banda desenhada, cadernetas de cromos ou na secção não categorizada). Pode efectuar a sua pesquisa pelo título, título original, autor, editora, coleção, ISBN ou na falta destes pela descrição com duas ou três palavras. 
O sistema não é sensível a letras maiúsculas nem à acentuação, incluindo a letra "Ç" pela "C", em caso de omissão não interfere com o resultado.
Ao pesquisar pelo título da obra evite utilizar os artigos definidos (o, a, os, as), os indefinidos (um, uns, uma, umas), assim como a preposição "de" e as suas contrações (do, da, dos, das), bem como a conjunção "e".

Exemplos:
- Tudo o Vento Levou (E)
- Aventura no Porto (Uma)

- Gémeas no Colégio de Santa Clara (As)
- Busca do mapa desaparecido (Em)

Para um mesmo título poderão obter vários resultados, no caso de haver várias edições da mesma obra.
Se na sua consulta não obtiver o resultado pretendido, tente alterar a descrição dada ou então utilize a pesquisa avançada, pode ainda entrar em contacto com o MJ pelo mail ou através do Fórum expondo as suas dúvidas.


Abreviaturas utilizadas

1a ed. Nº de edição
col. Coleção
Dist. Distribuição (Distribuidora)
D.L. Depósito Legal
il. Ilustrado (livro ilustrado mas não menciona o nome)
P/B Preto e branco
Trad. Tradução
Vol. Número do volume
pseud. pseudónimo
(AA) Exemplar autografado pelo autor
Adapt. Adaptação
Ed. Editor

Apoios:
Pode-nos ajudar a completar mais este espaço enviando dados bibliográficos de items e sempre que possível acompanhado por uma imagem da capa.
Para proceder ao registo e envio de referencias clique neste link:




DOWNLOAD
Cartaz de divulgação
Logo

Ficha Técnica

Projeto:
Mistério Juvenil
Sociedade Literária de Aventura e Mistério Juvenil

Responsável pelo projeto,
webmaster/webdesign:

Paulo Ferreira

Colaboradores permanentes:
Ana Abreu
António Viana (†)
Carla Oliveira
Rui Rodrigues Julio

Base de dados concebida por:

Mais3 Pub. Marketing

Contactos:
Pode contactar a Juvenilbase ou o Mistério Juvenil por e.mail ou carta para:

Mistério Juvenil
Ao C/ Paulo Ferreira
E.C. Pedro Hispano
Apartado 1531
4107-006 PORTO

@MAIL


INÍCIO